Blog Layout

1 de abril de 2025

SDA O que o poeta Pablo Neruda, pode ensinar para o Squash?

Mauricio Penteado
min. de leitura
Um ícone preto e branco de um telefone em um balão de fala.

Receba nossa newsletter no Whatsapp. Entrar no Grupo

Um quadrado preto com um círculo branco no meio em um fundo branco.

Siga o Squash do Amanhã no Instagram para não perder nada!

  • O que o poeta Pablo Neruda, pode ensinar para o Squash?
  • Gobbi pelo mundo 
  • O mundo PSA
  • O maior torneio Juvenil já realizado no Brasil 
  • Com a palavra Lucas Oliveira 


UP TO DATE

O Gobbi, atleta número 1 do Brasil, disputou o maior torneio da sua carreira semana passada. O JSW INDIAN OPEN 2025, torneio de categoria Copper, que distribuiu $38.500 em premiação. 


Na primeira rodada ganhou bem seu jogo contra S. El-Shenawy (11/7, 11/8, 12/10). Acabou perdendo na segunda rodada para Omar Mosaad, veterano jogador que já foi #3 da PSA, num apertado jogo (11/8, 11/8, 14/12)


Agora volta para os treinamentos na Espanha e fortalecer para os próximo torneio que é o cabeça #1,no PSA CLUB EURO SPORT, em La Pineda/ES (09-13/04) 

ENQUANTO ISSO

Na ponta da tabela, semana passada terminou o OPTASIA CHAMPIONSHIP na Inglaterra. 


Os melhores jogadores do mundo disputaram um prêmio de $118.000 (masc/fem) 


Confiram os resultados no link abaixo


https://www.psasquashtour.com/tournament/optasia-championships-2025-2/

FALA SÉRIO

Toda ação tem uma reação, aprendemos isso nas aulas de física e na vida. Todo dia, quando acordamos, tomamos decisões que podem mudar nossas vidas, a de outras pessoas ou do mundo. 


Escovar os dentes e arrumar a cama são umas das primeiras e depois... 


Depois escolhemos caminhos, temos o livre arbítrio. 


Numa partida de SQUASH, as decisões têm que ser tomadas em frações de segundos, a velocidade do jogo exige pensamento rápido e a escolha tem que ser a melhor, se não você vai sofrer as consequências. É muito importante escolher o golpe correto. 


Não é a toa que os PILOTOS de F1 estão treinando Squash, eles também tem que escolher rápido seus movimentos, só que lá a vida deles está em jogo. 


Já no Tênis tem um tempo a mais entre as batidas e rebatida. No Xadrez, você tem muitos minutos para mexer uma peça. 


Outros esportes também desenvolvem a rapidez e a agilidade para você fazer escolhas, como o BOX, porém, dificilmente você levará uma raquetada e voltará com olho roxo para casa. 


Todos esses esportes trazem similaridades e aprendizados que pretendo desenvolver em futuras matérias. 


Essas decisões, que são as escolhas de bolas no SQUASH, desenvolvem habilidades que são muito valorizadas no mundo corporativo. Ter foco, objetivo e determinação são diferencias na hora de conseguir um bom emprego. 


O poeta PABLO NERUDA escreveu uma linda frase para resumir esse texto, leia ela pensando no SQUASH, nas suas jogadas, desde que você acorda. 


"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências"

BRASILEIROS PELO MUNDO

Encerrando um ciclo, após 5 anos nos EUA disputando o durissimo circuito universitário, LUCAS OLIVEIRA, mineirinho legal demais além da conta, conta seus planos para o futuro. 


Com a palavra, o próprio LUCAS :


 "_Depois de quatro anos estudando nos Estados Unidos e jogando o College Squash, mais um ciclo está chegando ao fim. Foram muitos aprendizados, experiências, amizades, altos e baixos, e sem dúvida alguma recomendo à todos os brasileiros mais ambiciosos. Qualquer atleta que tenha interesse em fazer o mesmo, estou a disposição para qualquer ajuda e suporte.


Hoje estou no último mês da minha faculdade e no meio de um mestrado em Gestão de Sistemas de Informação, no qual formo em Abril de 2026. Depois de formar, quero continuar morando nos Estados Unidos por alguns anos, para trabalhar e ganhar experiência profissional na area de gestão de tecnologia. Ao mesmo tempo, pretendo continuar treinando e jogando campeonatos PSA.


Minha principal meta para o esporte é jogar as Olimpíadas Los Angeles 2028. Em prazos mais curtos, quero chegar ao top 400 ranking PSA até o final de 2025 e top 200 ao final de 2026. Meu maior desejo relacionado ao Squash é poder voltar a representar o Brasil em competições internacionais. Sinto muita falta dos campeonatos juvenis e de jogar Squash no Brasil, com as pessoas que tanto treinei e cresci junto, e por isso, voltar a competir com essas pessoas e a representar meu país vai ser um prazer enorme para mim_ ."

SAIDEIRA

Próximo final de semana será eletrizante para o Squash Juvenil Brasileiro. 


O RGSA, entre os dias 04-06/04, será o maior torneio juvenil já realizado no Brasil. Serão, até o fechamento dessa matéria, 66 atletas disputando o primeiro torneio válido para o ranking Paulista e Brasileiro. 


Todos de olhos na bolsa atleta e na classificação para o próximo Sulamericano. 


Será imperdivel! 

Acompanhe!

Mauricio Penteado

Fundador do SDA e criador da Escola do Squash

Um homem vestindo uma camisa azul e amarela está sorrindo para a câmera

Buscar no blog


Ajude o Squash do Amanhã compartilhando nosso conteúdo:

Por Mauricio Penteado 27 de março de 2025
Introdução Conheci o Guilherme Melo quando ele tinha 9 anos,nas quadras do Clube YPIRANGA. Ele era uma daquelas crianças que não saiam da quadra e não deixam espaço para os adultos. Aí eu era obrigado ganhar dele, do irmão e até do pai, kkkkkkk. Fase essa que durou bem pouco. Sua avó mora no prédio do meu pai então nossas raízes são as mesmas. Quando voltou dos EUA apareceu no clube depois de muitos anos, não reconheci ele de imediato. Eu estava tomando um pau, não entendia daonde tinha saído aquele monstro. Aí ele vira e fala : - Você não lembra de mim?
Two men are playing squash in a room with the number 052 on the bottom
Por Mauricio Penteado 24 de março de 2025
O SQUASH não para. Gobbi pelo mundo, Juvenis arrasando em São Paulo, a volta das Duplas, convocações para o Mundial e o projeto do novo livro. 
Por Mauricio Penteado 20 de março de 2025
A família BOLZAN tem raízes de muitos anos no Squash, começaram no YPIRANGA e hoje o Diego controla a CAPITAL SQUASH em Brasília, seu irmão o Bruno está como treinador na ELASSE em Florianópolis. Conheci o Diego no primeiro Sulamericano que fui em Lima/Peru, 2018. Ele nessa época já era treinador da Seleção Brasileira. Por ele passaram muitos atletas que representaram e representam o Brasil. Vamos sabe um pouco mais pelas palavras dele:
Mais Posts
Share by: