30 de março de 2023

Reportagem no Jornal do Iate: Squash um esporte e vários benefícios

min. de leitura
Um ícone preto e branco de um telefone em um balão de fala.

Receba nossa newsletter no Whatsapp. Entrar no Grupo

Um quadrado preto com um círculo branco no meio em um fundo branco.

Siga o Squash do Amanhã no Instagram para não perder nada!

Segue reportagem que saiu no "Jornal do Iate" do clube de Iate Clube de Brasília.

Você pode baixar o jornal completo aqui.

Com mais de 20 milhões de praticantes ao redor do mundo, o squash já é disputado em nível pan-americano e está na iminência de se tornar olímpico.


Muito embora os fãs estejam familiarizados com as façanhas de alguns dos melhores jogadores do mundo neste esporte, há outro viés muito importante: proporcionar melhoria e evolução física. Assim, atletas de outros esportes praticam a modalidade para melhorar seus reflexos e condição cardiológica. 


É o caso, por exemplo, do tenista Roger Federer, que joga squash desde a adolescência e criou o golpe “squash shot” entre as quatro paredes. Os atores Eddie Murphy e Hugh Jackman também declaram suas habilidades na prática do squash. 



Pilotos de Fórmula 1, como Lewis Hamilton, Daniel Riccardo e Carlos Saenz, estão entre os que utilizam o esporte como programa de treinamento em termos de condicionamento físico. Isso porque o squash aumenta a frequência cardíaca, melhora a coordenação e os coloca na zona para tomar decisões em frações de segundo, percepção de reflexo e profundidade, as quais, quando se é um piloto de corrida, são extremamente necessárias e rápidas.

Menino jogando Squash

Mas por que o esporte encanta tanto? A garotada que o diga. O pequeno Francisco Arbex Cecílio, de 9 anos, é apaixonado pelo esporte e ressalta que gosta do “squash porque é dinâmico e podemos competir”.


Matheus Frabetti, atual nº 1 do Ranking Sub-15, é fruto da escolinha do Iate, pois começou a praticar o esporte desde que tinha seis anos. “Comecei como atleta do tênis aos 3 anos e do squash aos 6. Até os 10, pratiquei as duas modalidades, mas a partir dali decidi que seguiria a carreira de atleta do squash por me identificar mais com o esporte”.


De olho nos títulos locais, nacionais e internacionais, vários sócios praticam o esporte na escolinha do Iate, considerada uma das maiores do Brasil na formação de jovens atletas. 


Segundo a Vice-Diretora, Clarissa Avila, “o Iate Clube hoje possui uma grande responsabilidade no cenário nacional no que se refere à formação e ao aprimoramento de atletas juvenis por meio de seu projeto de educação esportiva. Por consequência, fruto de todo esse investimento, o Clube conseguirá promover, em setembro deste ano, uma das etapas do Circuito Brasileiro Juvenil”.



Buscar no blog


Ajude o Squash do Amanhã compartilhando nosso conteúdo:

A cartoon of people playing squash
Por Mauricio Penteado 27 de abril de 2025
Muita coisa aconteceu nas últimas semanas. Agora que nosso Editor melhorou da Dengue, podemos retomar as atividades normais. Por sinal fica aqui a dica: se protejam Temas dessa edição: Comportamento, educação e respeito Circuito PSA Torneio 1k DAVID'S Yuri Pollak  Livro: ENTRE RAQUETES E FARAÓS
A man in a blue shirt is holding a tennis racquet
Por Mauricio Penteado 21 de abril de 2025
Introdução Conheci o Martin Knightno primeiro SULAMERICANO que fui em Lima/Peru. Sempre simpático e de conversa fácil, conversamos muito ao longo em todos os campeonatos que nos encontramos. Head coach da Colômbia há mais de 10 anos e ex top 38 PSA. Seria muito importante aprendermos com que esta tendo sucesso como transformar nossa realidade.
A bunch of badges
Por Mauricio Penteado 16 de abril de 2025
ESPECIAL 1a. ETAPA JUVENIL 2025
Mais Posts