Blog Layout

12 de junho de 2024

SDA ENTREVISTA - Anne Lee

min. de leitura
Um ícone preto e branco de um telefone em um balão de fala.

Receba nossa newsletter no Whatsapp. Entrar no Grupo

Um quadrado preto com um círculo branco no meio em um fundo branco.

Siga o Squash do Amanhã no Instagram para não perder nada!

Entrevista com ANNE LEE, inglesa que vive no Brasil e dedica a vida a um lindo projeto, o SQUASHINHOS, que tem transformado a vida de muitos jovens

BRASILEIROS PELO MUNDO

Como você veio para no Brasil e como foi o início do Projeto Squashinhos?


Eu cheguei no Brasil em 2016. Eu estava viajando o mundo sozinha e tinha 19 anos. Eu tinha o objetivo de fazer faculdade em Portugal então já estava aprendendo português e decidi vir pro Brasil para 6 meses para melhorar meu português e também trabalhar nas olimpíadas. Eu e meu namorado Roni tivemos a ideia do projeto squashinhos em 2017 num bar na Inglaterra a gente estava conversando sobre como tem poucos juvenis no Rio e Brasil e queria melhorar isso e também como Rio de Janeiro tem muitos comunidades a gente queria dar a oportunidade para essas crianças que moram nas comunidades e estudam em escola pública no rio a chance de jogar squash e aprender uma nova idioma.

Como você começou no Squash? Seu irmão também é atleta profissional? Toda sua família joga?


Acho que o primeiro foto que foi tirado de mim foi eu deitada numa raquete de squash! Meu pai era um jogador profissional e era 30 do mundo. Meu pai hoje em dia é técnico e ele dedica muito tempo para treinar juvenis na Inglaterra. Ele já visitou projeto squashinhos e adorou!



Meus irmãos também são profissionais de squash. Eu era um dos melhores juvenis na Inglaterra quando era criança. Mas quando era adolescente eu decidi fazer outras coisas mas nunca perdi o amor que eu tenho pelo esporte. Quando eu voltei pro Brasil eu voltei a jogar squash e hoje em dia eu jogo profissional aqui no Brasil e fui vice campeã brasileira em 2023.

Quais são suas ideias futuras para esse lindo projeto?


A ideia é continuar crescendo e oferecendo o nosso máximo para essas crianças. Queremos expandir mais para mais clubes! No momento temos 100 crianças participando no projeto e temos uma fila de espera então com certeza tenho vontade em expandir o projeto para dar mais crianças a oportunidade de participar. 

Estamos agora construindo uma sala de aula no nosso clube onde as crianças vão aprender inglês!


Também estamos criando conexões com os Estados Unidos e Inglaterra, temos a ideia de poder mandar algumas adolescentes para faculdade fora no futuro! Mas vamos ver!

Do Squashinhos já saíram bons atletas que encontraram uma oportunidade de vida através do esporte, seria esse o principal objetivo?


Sim! Isso é muito gratificante vendo atletas sair do projeto. Temos o João Vitor Amaro que agora mora em Belo Horizonte como professor de squash e ele também é atleta 1• classe. Temos muito orgulho dele, ele é uma pessoa maravilhosa e é um excelente exemplo para as crianças do projeto.


Temos também Antonio Willian que atualmente trabalha no projeto squashinhos. Ele está jogando no momento 2• classe. Ele é um excelente profissional e temos muita sorte em ter ele ajudando nossas crianças. 


Nosso objetivo do projeto não é só para ser atleta de squash ou professor mas também para as crianças ter acesso a aprender uma outra idioma e jogar um esporte. Esporte traz disciplina. Sempre recebo mensagem das mães das crianças falando como que a vida deles melhorou por causa do projeto! As crianças ficam mais focadas na escola.


Você segue como atleta brasileira da seleção, quais são suas ambições como atleta profissional?


Joguei na seleção ano passado em 2023. Foi um campeonato maravilhoso e ganhamos uma medalha de bronze. 

Estou no momento com uma lesão no meu lombar. Mas estou fortalecendo e tenho certeza que já vou estar pronta para treinar forte de novo! Tenho o objetivo sim em continuar melhorar em quadra e ser um exemplo para os meninos do projeto!


Mauricio Penteado

Fundador do SDA e criador da Escola do Squash

Buscar no blog


Ajude o Squash do Amanhã compartilhando nosso conteúdo:

Por Mauricio Penteado 10 de março de 2025
ESPECIAL - RESULTADOS DO SULAMERICANO 2025 - Quito /Ecuador 
Por Mauricio Penteado 25 de fevereiro de 2025
Durante anos aprendemos com os melhores os caminhos da vitória. Javier Romo foi uma das pessoas que nos inspirou a buscar conhecimento para conseguir jogar cada vez melhor. Seu físico e concentração sempre foram diferentes entre os atletas. Com o passar do tempo se tornou amigo do Murilo e os jogos entre eles estão cada vez mais duros. Assistir uma partida entre eles é ver jogadas que enchem os olhos de tanto que salvam bolas. Vamos saber dele como foi sua passagem pelo juvenil
Matheus and bernardo are two young men standing next to each other.
Por Mauricio Penteado 17 de fevereiro de 2025
Brasília sempre foi um grande celeiro de ótimos jogadores. Trabalho duro de base do treinador e empresário DIEGO BOLZAN Nomes recentes que fizeram história como CLARA BRAGA, começaram na CAPITAL SQUASH CENTER Nesse SULAMERICANO, 2 promessas juvenis, estão em Quito defendendo o Brasil. Vamos saber um pouco mais sobre a vida desses atletas
Mais Posts
Share by: