Blog Layout

17 de março de 2025

SDA Semana no Squash

Mauricio Penteado
min. de leitura
Um ícone preto e branco de um telefone em um balão de fala.

Receba nossa newsletter no Whatsapp. Entrar no Grupo

Um quadrado preto com um círculo branco no meio em um fundo branco.

Siga o Squash do Amanhã no Instagram para não perder nada!

Essa semana vamos abordar os seguintes assuntos:

  • Gobbi na India
  • Qual é o limite para Amina Orffi?
  • Seleção Brasileira
  • A preparação mental
  • Um novo projeto pessoal

UP TO DATE

Terminou a seletiva para as SELEÇÕES BRASILEIRAS para o ano de 2025. 


As últimas vagas foram disputadas semana passada na RGSA. 


Pela primeira vez, vi um representante do COB num evento, mostrando que ganhamos a atenção deles. 


Conquistaram a vaga:


Seleção Adulta


Masculina 

  • Guilherme Melo 
  • Murilo Penteado 


 Feminina 

  • Juliana Pereira 
  • Renata Furletti 


Seleção Sub23 


Masculina 

  • João Silva 


Feminina 

  • Jiulia Colleoni 


Esses jogadores se juntam aos pré convocados para as disputas dos Jogos Sulamericanos, Panamericanos e Mundiais. 


Pré convocados 


Seleção Adulta 


Masculina 

  • Diego Gobbi 
  • Pedro Mometto 


Feminina

  • Laura Silva 
  • Bruna Marchesi 


Seleção Sub23


Masculina

  • Murilo Penteado 
  • Isaías Silva 


Feminina 

  • Clara Braga 
  • Laura Silva 

ENQUANTO ISSO

Qual é o seu limite? 


Para a AMINA ORFI essa é uma pergunta bem difícil de responder. 


Aos 17 anos ela atinge a posição de número 6 do mundo, apos vencer o New Zeland Open 2025. 


Acompanhamos ela a muito tempo aqui no blog, já falei muito sobre ela e não canso de me surpreender com seus resultados. 


Todos nascemos para determinadas funções, só precisamos descobrir, ela definitivamente achou seu dom. 


Esse final de semana conversei com meu filho sobre isso. Como descobrir e saber o que gosta? Qual seria sua melhor habilidade? 


A resposta seria, ter a mente aberta e experimentar coisas novas. 


Fazer vários esportes quando ainda é bem novo, indica o caminho que deve seguir. 


Ter contato com artes, como desenhos e música também revela talentos no início da vida. 


Cabe aos pais percorrerem junto com seus filhos esse caminho do descobrimento. 


A família é muito importante. Estejam juntos com sues filhos sempre.

FALA SÉRIO

Ajudar atletas a superar o medo de perder e melhorar seu desempenho em torneios pode ser um desafio, mas é possível com as abordagens certas. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:


  1. Trabalhar a Mentalidade: Incentivar uma mentalidade de crescimento, onde o foco é no aprendizado e melhoria contínua, pode ajudar os atletas a verem as derrotas como oportunidades de crescimento.
  2. Definir Objetivos: Estabeleça metas realistas e atingíveis que se concentrem no desempenho e no esforço, não apenas nos resultados. Isso pode ajudar os atletas a manterem o foco no que podem controlar.
  3. Técnicas de Relaxamento: Ensinar técnicas de respiração, meditação ou mindfulness pode ajudar os atletas a reduzir a ansiedade antes e durante as competições.
  4. Visualização Positiva: Praticar a visualização de situações de sucesso pode ajudar os atletas a construir confiança e preparar-se mentalmente para a competição.
  5. Rotina de Pré-Jogo: Criar uma rotina consistente antes dos jogos pode ajudar a reduzir a ansiedade e preparar os atletas mentalmente para a competição.
  6. Apoio Emocional: Estar presente e oferecer apoio emocional pode fazer uma grande diferença. Ouvir os medos e preocupações dos atletas sem julgamentos e oferecer encorajamento pode ajudar a reduzir o estresse.
  7. Consultoria Profissional: Em alguns casos, pode ser benéfico trabalhar com um psicólogo do esporte ou treinador mental que pode oferecer estratégias personalizadas para lidar com o medo e melhorar o desempenho.


Lembre-se, cada atleta é único, então é importante ajustar essas abordagens conforme necessário para atender às necessidades individuais.


Existem muitos profissionais qualificados na área, já entrevistei dois deles: Silvio Aguiar e Karen Redfern.



BRASILEIROS PELO MUNDO

Pedi para o Gobbi escrever um pouco sobre seu começo de temporada, abaixo o espaço é dele:


Consegui me colocar em um ambiente ainda mais competitivo, me mudando a Barcelona, consegui melhorar meu ranking, com os torneios da temporada passada e quero coletar ainda mais frutos. Estou aqui por um propósito e todos sabem.


E agora, começando a temporada 2025, venho até a India. Para torneios que eu não tinha jogado ainda, de nivel 15K e Cooper. E que seja o "Start" perfeito para a minha temporada.


E como todo desafio, espero aprender muito, espero crescer muito e quero coletar todos os pontos possíveis. Melhorar meu ranking, levantar nossa bandeira e seguir os meus objetivos.


Obvio que os primeiros dias e meses não são faceis. Estar no meio do furacão sozinho, agora já sem ajuda, pagando contas, treinando e dando meu melhor todos os dias. Vivendo a rotina de treinos, afazeres e ainda ter muita gana para vencer.


Ainda conto com o apoio e ajuda de todos. O incentivo de cada um na mensagem, noa comentários, nos likes e quem puder, na Vakinha, que continua aberta, me faz pensar apenas na quadra e me da a certeza que as coisas vão durar e vou poder seguir meu caminho aos meus objetivos.


Jogo na Terça-feira, as 15:45 horario local.

Ainda sem informações sobre streaming



SAIDEIRA

Estou num projeto que tem me deixado bastante motivado. Escrevi um livro infanto juvenil que esta em fase de ilustração e edição. É sobre a historia de vida e preparação para um objetivo de uma turma de amigos - OS CRIA DE OZ.


Pedrinho, Divinha e Quinha vivem seus sonhos e lutas numa aventura para jogar um torneio internacional.


Em breve irei divulgar uma pesquisa para escolha da capa.


Qual é o nome do livro?

ENTRE RAQUETES E SONHOS

Mauricio Penteado

Fundador do SDA e criador da Escola do Squash

Um homem vestindo uma camisa azul e amarela está sorrindo para a câmera

Buscar no blog


Ajude o Squash do Amanhã compartilhando nosso conteúdo:

A painting of two men playing squash with the number 053 above them
Por Mauricio Penteado 1 de abril de 2025
O que o poeta Pablo Neruda, pode ensinar para o Squash? Gobbi pelo mundo O mundo PSA O maior torneio Juvenil já realizado no Brasil Com a palavra Lucas Oliveira
Por Mauricio Penteado 27 de março de 2025
Introdução Conheci o Guilherme Melo quando ele tinha 9 anos,nas quadras do Clube YPIRANGA. Ele era uma daquelas crianças que não saiam da quadra e não deixam espaço para os adultos. Aí eu era obrigado ganhar dele, do irmão e até do pai, kkkkkkk. Fase essa que durou bem pouco. Sua avó mora no prédio do meu pai então nossas raízes são as mesmas. Quando voltou dos EUA apareceu no clube depois de muitos anos, não reconheci ele de imediato. Eu estava tomando um pau, não entendia daonde tinha saído aquele monstro. Aí ele vira e fala : - Você não lembra de mim?
Two men are playing squash in a room with the number 052 on the bottom
Por Mauricio Penteado 24 de março de 2025
O SQUASH não para. Gobbi pelo mundo, Juvenis arrasando em São Paulo, a volta das Duplas, convocações para o Mundial e o projeto do novo livro. 
Mais Posts
Share by: