Receba nossa newsletter no Whatsapp. Entrar no Grupo
Siga o Squash do Amanhã no Instagram para não perder nada!
Filmes, Juvenil 1/4, PAN, Gobbi, PSA...
Essa foi uma das semanas mais agitadas no mundo do SQUASH MUNDIAL. Acompanhe tudo aqui!
A SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-23 masculina (5º lugar) e feminina (8º lugar) se classificaram para os JOGOS PAN-AMERICANOS DA JUVENTUDE, que serão realizados em Assunção, Paraguai, em 2025.
Essa foi uma conquista muito valiosa e difícil de obter. Para vocês terem uma comparação, a Seleção Profissional não conseguiu a classificação na última seletiva e acabou ficando de fora dos JOGOS. Portanto, temos motivos para acreditar que, daqui para frente, será diferente e que o BRASIL estará presente nas maiores competições do continente. O COB financiou toda essa participação, deixando claro que, com apoio e investimento, temos condições de nos tornarmos gigantes.
Uma salva de palmas para nossos atletas!
Equipe Masculina:
Equipe Feminina:
E parabéns a toda a comissão técnica da CBS, que esteve ao lado dos atletas, apoiando e acertando nos planos de jogo.
No individual, LAURA SILVA chegou à final e agora é vice-campeã PAN-AMERICANA Sub-23, com apenas 16 anos.
Semana super agitada:
Vamos aos destaques mais importantes:
Open Squash Classic 2024 - BRONZE
Um torneio diferente (75k para homens e mulheres) cuja final foi na quinta-feira (10/10), com vitória de Marwan Elshorbagy (#10) contra Victor Crouin (#12). Porém, quem roubou a cena novamente foi o campeão mundial juvenil Mohamad Zakaria (incrível #36), que venceu o experiente francês de 34 anos, Gregoire Marche (#25), por 3x0. Na rodada seguinte, acabou perdendo para o “cannonball” Miguel Rodriguez (#16). Não deixem de ver os highlights no YouTube, onde apenas o primeiro ponto já é de arrepiar.
Mile High 360 Squash Classic 2024
Torneio de 15k que contou com vários jogadores que estavam no torneio do SPAC. Para quem leu até aqui, não deixe de conferir as chaves e os resultados no site da PSA:
7º NB Steak na David's
Vencido por GUILHERME MELO, com a participação de Rafael Alarcon, que voltou a jogar profissionalmente após algum tempo. Ele venceu a primeira rodada, mas perdeu para o jovem Junior Chritovam, que fez um excelente torneio, eliminando em sequência Murilo Fernandes, Alarcon e Berbel, perdendo apenas na final.
A preparação para o BRASILEIRO está a todo vapor!
Todos sabem que organizo e participo de eventos juvenis há muitos anos.
Todos sabem que meus filhos, Murilo e Vitor Penteado, jogam há muito tempo e sempre os apoiei com base em alguns conceitos que vou compartilhar com vocês.
Para mim, e quero deixar claro que estas são minhas experiências, o CIRCUITO JUVENIL sempre foi MUUUUITO mais importante do que o AMADOR.
Murilo jogou todos os torneios até a Sub-19, enquanto outros adversários dele não fizeram o mesmo. Os resultados estão aí para todos verem.
Crianças precisam fazer amigos, se divertir e jogar entre si. Quanto mais crianças em uma etapa, melhor.
Não há interesse em jogos de 6ª e 5ª Classe, pois são partidas PERIGOSAS, jogadas contra atletas que não têm o controle necessário sobre o jogo nem a movimentação adequada para evitar trombadas e boladas. Além disso, as reações emocionais são desproporcionais em comparação com crianças que jogam de forma técnica e com RESPEITO.
Esses jogos não ensinam nada de positivo, e as vitórias não acrescentam à carreira delas.
Nunca deixei meus filhos jogarem nessas categorias. Eles entraram no circuito amador apenas na 4ª Classe, onde as partidas são de melhor qualidade e com menos risco de lesões desnecessárias.
Quero deixar claro: apoio a participação deles nos torneios amadores, mas somente a partir da 4ª Classe, e não antes.
Se acham que estou errado, basta ver os resultados que meus filhos obtiveram, as amizades que formaram e o respeito que conquistaram.
Jogar duplas, então, jamais antes dos 14 anos! Inclusive, essa é a regra do SUL-AMERICANO JUVENIL, pois o risco é ainda maior. Pais e treinadores, sejam responsáveis. Não é necessário antecipar etapas.
Sobre jogar em duas categorias no mesmo torneio, sou radicalmente contra. Já vi muita coisa acontecer. Quem faz isso não ganha nada, apenas se desgasta à toa. Tenha foco: escolha uma categoria e ganhe-a. Espere o momento certo para subir para a próxima. Não fique parado ou estagnado, pensando apenas em troféus. Busque a evolução e o desafio. Converse com seu filho, entenda seu desenvolvimento e segure a vaidade dele – e a sua também.
MURILO jogou apenas um BRASILEIRO de Classe, com 16 anos, na 2ª Classe. VITOR seguirá o mesmo caminho e jogará este ano pela primeira vez, também na 2ª Classe. O foco sempre foi ser campeão brasileiro juvenil.
O CIRCUITO JUVENIL é o mais importante. Vamos valorizá-lo mais!
A próxima etapa juvenil é no SPAC. Não fiquem de fora! Segue o link!
Gosto das etapas com visão e foco na família, levando pratos de doces e salgados, junto com eventos profissionais para que as crianças vejam e sintam a emoção das grandes partidas. Torneios das MÃES são essenciais, pois elas são fundamentais no processo. Uma palestra com algum profissional ou um minicurso de arbitragem também seria ótimo.
E, claro, encerrar com uma festa, churrasco ou pizzada. Somos brasileiros e gostamos de festa com crianças!
Pais e treinadores, se vocês não apoiarem e participarem do JUVENIL, não teremos chances nos próximos SUL-AMERICANOS.
GOBBI lançou mais uma campanha para arrecadar fundos e manter o sonho olímpico vivo. Ser atleta profissional é caro, difícil e sem garantias. Talvez seja a profissão mais desafiadora que exista, com aposentadoria antecipada.
E você pode fazer parte dessa jornada.
O squash brasileiro precisa de você, e com sua ajuda ele se tornará ainda mais forte.
Contribua, participe, divulgue. Faça parte da comunidade do squash brasileiro.
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/squash-olimpico-temporada-diego-gobbi-2024
Bora apoiar!
Adoro histórias do esporte e filmes sobre a vida de atletas, assim como livros biográficos. Tenho uma lista grande dos meus favoritos que recomendo para quem busca sugestões para maratonar.
Apenas filmes sobre atletas reais:
Comprem pipoca e bom filme para vocês!
Mauricio Penteado
Fundador do SDA e criador da Escola do Squash
Seja um patrocinador!
© Todos os direitos reservados