24 de setembro de 2024

SDA NEWS 036 - Escolha a pílula correta na MATRIX do Squash

Mauricio Penteado
min. de leitura
Um ícone preto e branco de um telefone em um balão de fala.

Receba nossa newsletter no Whatsapp. Entrar no Grupo

Um quadrado preto com um círculo branco no meio em um fundo branco.

Siga o Squash do Amanhã no Instagram para não perder nada!

Escolha a pílula correta na MATRIX do Squash

UP TO DATE

No sábado, dois torneios terminaram e trouxeram muita resenha para quem gosta de conversar sobre Squash.


NASH CUP - O torneio em que GOBBI jogou teve como campeão MOHAMAD ZAKARIA, que completou 17 anos na final. Ele venceu de virada após estar perdendo por 0x2, deixando CURTIS MALIK (#41) sem ação no final. Com a vitória por 3x2, ZAKARIA entrou para a história como o 3º jogador mais jovem a entrar no Top 50.


PARIS SQUASH - O campeão ASAL é o típico jogador que ou se ama ou se odeia. A maneira como joga sempre deixa para os árbitros a tarefa de interpretar movimentos e bloqueios. Suas habilidades e físico são indiscutíveis, assim como as confusões que ele traz em todas as partidas. Minha mãe diria: "Um beijo e um tapa".

ENQUANTO ISSO

O OPEN DE SQUASH SPAC 2024, que começa na terça-feira, promete ser de altíssimo nível.


Jogo imperdível às 19h15: Irisari (Col) x Isaías (Bra). Este é um clássico dos campeonatos sul-americanos, com uma final disputada entre eles na categoria Sub13. Os dois se enfrentaram muitas vezes. O colombiano tem no currículo uma final no US OPEN Sub17 e, recentemente, com a equipe da Colômbia, ficaram em 3º lugar no mundial juvenil.


Entre os cabeças de chave, estou ansioso para ver pela primeira vez Ronald Palomino (Col) e Hannah Craig (Irl), que acaba de vencer o 6k do Paraguai.


Os brasileiros mais bem ranqueados são Pedro Mometto, cabeça de chave nº 5, e Laura Silva, cabeça nº 4.


Em paralelo, teremos o torneio amador, com destaque para a dupla formada por VITOR PENTEADO (Sub15) e a lenda KIKO FRISONI (Master 70). É impossível ficar indiferente a esse encontro.


Veja as chaves e acompanhe pelo Tournament

Tournament

FALA SÉRIO

Parece que alguns jogadores experimentam uma realidade distinta da maioria. Eles conseguem prever eventos e suas tomadas de decisão antecipam movimentos que vencem jogos.


Esses jogadores únicos e excepcionais parecem ter se tornado conscientes da MATRIX. Aqueles que aprenderam que ela existe possuem uma intuição e sensibilidade que os levam a questionar a natureza do jogo.


A noção espacial, corporal e atlética deles está além da realidade dos que compartilham o mesmo espaço.


Podemos considerá-los gênios ou loucos, pois não entendemos como conseguem realizar feitos tão diferentes e, muitas vezes, dizemos que têm um dom.


Ser um ótimo jogador é se acostumar a perder toda semana. Em um torneio com 64 inscritos, apenas 1 ganha, e provavelmente esse ganhará mais 5 ou 6 torneios numa temporada. Todos os outros que estão abaixo do 3º lugar no ranking muitas vezes não compreendem o jogo.


Algumas partidas abrem portas e liberam a frequência do "Jogar no Flow", uma tranquilidade de pensamento em que nada do que o adversário faça é capaz de surtir efeito. Essa é uma experiência rara, mas ela nos dá a noção de que existe uma saída – um telefone público tocando para nos tirar daqui.


Siga o coelho e veja além das quatro paredes.


No limite, o jogo mental vence antes da partida começar. Se, no meio do jogo, você conseguir entrar na mente do adversário, é game over. Esteja preparado para ser um vencedor, pense como um campeão, dirija como Senna em Mônaco naquelas voltas incríveis. Quando o jogo apertar, peça a bola e tenha confiança para jogar um winner.


O Nick não é apenas um Nick – é uma extensão da sua raquete, mente e corpo.

BRASILEIROS PELO MUNDO

O GOBBI irá seu segundo torneio série BRONZE nos EUA, o Charlottesville Open 2024 começa dia 24 e tem uma chave durissima logo na estreia pela o Muhammad Asim Khan (Mal) #72 PSA, vencendo encara o cabeça 2 do torneio Yahya Elnawasany (Egi) #45


Vai GOBBI, torcemos muito por você 

SAIDEIRA

O circuito juvenil brasileiro está cheio de emoção até o final do ano.


Próximas etapas:


Façam as malas e boa viagem!


Em breve, farei uma matéria especial sobre o CANADIAN e o US OPEN. Mandem mensagem se quiserem saber mais sobre esses grandes torneios.

Mauricio Penteado

Fundador do SDA e criador da Escola do Squash

Buscar no blog


Ajude o Squash do Amanhã compartilhando nosso conteúdo:

A cartoon of people playing squash
Por Mauricio Penteado 27 de abril de 2025
Muita coisa aconteceu nas últimas semanas. Agora que nosso Editor melhorou da Dengue, podemos retomar as atividades normais. Por sinal fica aqui a dica: se protejam Temas dessa edição: Comportamento, educação e respeito Circuito PSA Torneio 1k DAVID'S Yuri Pollak  Livro: ENTRE RAQUETES E FARAÓS
A man in a blue shirt is holding a tennis racquet
Por Mauricio Penteado 21 de abril de 2025
Introdução Conheci o Martin Knightno primeiro SULAMERICANO que fui em Lima/Peru. Sempre simpático e de conversa fácil, conversamos muito ao longo em todos os campeonatos que nos encontramos. Head coach da Colômbia há mais de 10 anos e ex top 38 PSA. Seria muito importante aprendermos com que esta tendo sucesso como transformar nossa realidade.
A bunch of badges
Por Mauricio Penteado 16 de abril de 2025
ESPECIAL 1a. ETAPA JUVENIL 2025
Mais Posts